Esportes aquáticos oferecem muitas vantagens. Além de ser uma delícia de praticar em dias quentes, atividades como natação e hidroginástica queimam calorias, definem os músculos e possuem impacto reduzido pela água. Porém, uma das dúvidas mais comuns é que vestimenta usar. Maiô, biquíni ou macaquinho para natação?
Para lhe ajudar, analisamos as opções e reunimos algumas dicas para escolher a melhor roupa para natação.
Diferenças entre maiô, biquíni e macaquinho para natação
Muitas escolas e centros esportivos pedem que as alunas usem maiô ou macaquinho para natação, por serem peças mais confortáveis e ideais para a prática do esporte.
A natação é um esporte com muito movimento, por isso os maiôs e macaquinhos ideais possuem decote fechado. O decote nesse estilo permite que a peça fique mais ajustada ao corpo, evitando deslocamentos indesejados.
Para quem prefere usar decote mais aberto, é recomendado que a peça tenha alças em formato de X, que promovem maior sustentação.
Se você nada regularmente, mais de duas vezes por semana, o mais indicado são os modelos com abertura em forma de “O” nas costas. Esse estilo oferece maior liberdade de movimento. De forma alternativa, maiôs e macaquinhos para natação com uma grande abertura nas costas também podem ser usados.
Tecidos para roupas de natação
O tecido usado em roupas da natação é o que irá diferenciar as boas peças daquelas de baixa qualidade.
Bons tecidos de maiô e macaquinho para natação devem possuir caimento confortável, alta compressão e ótima elasticidade. Além disso, o tecido precisa ser resistente ao cloro e, caso as aulas sejam ao ar livre, devem possuir proteção solar.