A bolsa de praia deve conter produtos e acessórios realmente necessários. Escolha uma bolsa grande, confeccionada em material resistente e lavável. Exclua da lista itens supérfluos, que só ocuparão espaço na bolsa. Os mais importantes são o protetor solar, óculos escuro, chapéu, canga, toalha e chinelo.
Você sabe quais os efeitos do sol sobre a pele, além do bronzeamento? A exposição prolongada ao sol pode provocar queimaduras na pele. O sinal de alerta é a vermelhidão. Mas se a pessoa continuar exposta à radiação solar poderá surgir vesículas, bolhas e, claro, muita dor na área afetada. Outro efeito da queimadura na pele é o impetigo (infecção bacteriana). Sem contar sequelas como as manchas, cicatrizes e sardas.
A radiação solar também afeta a produção de elastina e colágeno. Este processo acelera o envelhecimento da pele, resultando na formação de linhas finas e rugas. Lesão ocular é mais um dos efeitos da radiação ultravioleta em pessoas que não usam óculos escuros. Motivos não faltam para proteger o corpo contra a insolação, não é mesmo?
O que levar na bolsa na praia?
O protetor solar é o item indispensável na bolsa de praia. Para o corpo, rosto, lábios e cabelos. Não importa a cor da pele. Todas as pessoas precisam proteger a pele contra a radiação ultravioleta. Escolha um produto de qualidade, com filtro contra os raios UVA e UVB. O Fator de Proteção Solar (FPS) varia conforme o tipo de pele. No mínimo, protetor solar com FPS 15, aplicado 30 minutos antes de expor a pele à radiação ultravioleta, mesmo em dias nublados. O produto deve ser repassado ao longo do dia. Após o banho, em casa, aplique creme hidratante específico para o corpo e pele do rosto.
Inclua na bolsa de praia protetor solar labial, para evitar ressecamento e rachaduras; e um produto específico para preservar os cabelos contra os efeitos do sol e da água salgada.
Chapéus
Outro item importante é o chapéu, que protege o couro cabeludo e sombreia a pele do rosto. Os modelos ideais são os fabricados em algodão ou palha, que não afetam a transpiração do couro cabeludo; e com abas maiores, para proteger orelhas e parte do rosto, e sem furos, para impedir a entrada de raios solares. Chapéus de cores escuras proporcionam melhor proteção contra os raios do sol. Se a opção for um chapéu confeccionado em material sintético, escolha um produto com proteção FPS 50, no mínimo. Ao lavar os cabelos após a praia, use produtos anti resíduos e faça uma boa hidratação nos fios. Se for à praia todos os dias, hidrate os cabelos todos os dias!
Óculos
Óculos escuros não podem faltar na bolsa de praia. É fundamental escolher um modelo que proteja os olhos contra os raios UVA e UVB e com boa qualidade ótica. Óculos com armação maior protegem também as pálpebras. Não use óculos comprados em camelôs e vendedores ambulantes, porque esses produtos não possuem proteção UV.
Canga, chinelo e toalha
Canga, chinelo e tolha são acessórios que não devem faltar na bolsa de praia. A canga, além de funcionar como uma saída de praia, serve para forrar a areia, caso não leve a própria cadeira ou não queira sentar-se em áreas de quiosques. Chinelo protege a sola dos pés contra o calor da areia e possíveis objetos cortantes. Escolha modelos resistentes e laváveis. Como a canga não foi feita para enxugar a pele, tenha sempre uma toalha de banho (tamanho médio) na bolsa de praia.
Ao voltar da praia, limpe e/ou lave a bolsa, frascos e acessórios para remover areia e outros resíduos. Para quem curte praia somente nas férias é importante verificar a validade dos protetores solares e demais produtos. Mantenha a bolsa de praia sempre organizada para não esquecer os itens importantes para preservar a saúde e a beleza da pele e dos cabelos. Afinal, você não quer ficar com a pele envelhecida e os cabelos danificados, certo?
Gostou dessas dicas? Compartilhe o post com os amigos e leia outros artigos no blog!